O FIM DA GUERRA-FRIA

 

Em 9 de Novembro de 1989 verificou-se a queda do muro de Berlim, simbolizando o fim da Guerra Fria.

Os Estados Unidos da América, vencedores dessa Guerra, reformularam as suas Forças Armadas, gerando a “Revolução nos Assuntos Militares” (RMA).

Esta designação foi substituida durante a década de noventa do século passado pelo conceito de “Transformação da Defesa”, associado a elevada capacidade tecnológica militar.

Queda do Muro de Berlim em 1989
Fonte: http://www.gl.wikipedia.org/
Data: 2005



OS EUA

 

Após o ataque às Torres Gémeas em Nova Iorque, em 11 de Setembro de 2001, o combate ao terrorismo passou a ser uma prioridade global.

Nas Guerras do Afeganistão em 2002 e do Iraque em 2003, os Estados Unidos da América (EUA) empregaram alguns sistemas concebidos para a “Força XXI”, tais como:

  • Land Warrior;
  • Munições inteligentes;
  • Veículos não tripulados;
  • Guerra centrada em rede.

O programa Future Combat System, projectado para Unidade de Acção digitalizadas e infocentradas, meios interoperáveis, modulares e robotizados, tem o seguinte lema: “30.000 Km, 3.000 soldados, 96 horas, 18 sistemas infocentrados e uma missão: Vitória!”


Land Warrior
Fonte: Major de infantaria Rui Dias
Data: 2005
Bandeira dos E.U.A.
Fonte: http://www.gl.wikipedia.org/
Data: 2005
Alguns componentes digitais do campo de batalha
Fonte: Tenente de Cavalaria Pedro Ferreira
Data: 2005
 


A OTAN E A UE

 

Alguns países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e da União Europeia (UE), como a Alemanha, o Reino Unido, a França e a Itália têm vindo a desenvolver o conceito de “Transformação da Defesa”.

O combatente-sistema alemão IDZ, o francês FELIN, o inglês FIST, os helicópteros Agusta-A109 LUH (italiano) e o NH-90 (consórcio europeu) são alguns exemplos do esforço tecnológico promovido por esses países.

 

NH-90
Fonte:Tenente-coronel do Serviço de Material João Sousa Pires
Data:2005