Granadas de Mão e Espingarda

Granadas de Espingarda


Dilagrama M/965
O Dilagrama é um dispositivo que conjuntamente com a granada de mão defensiva M/63 ao qual se fixa, permite obter - utilizando a Espingarda Automática G3 - alcances superiores aqueles conseguidos pelo combatente, diminuindo assim o perigo para as nossas tropas. O  Dilagrama  permite bater ângulos mortos, sendo possível o seu emprego contra tropas abrigadas.

 

1. Generalidades

O Dilagrama é um dispositivo que conjuntamente com a granada de mão defensiva M/63 ao qual se fixa, permite obter - utilizando a Espingarda Automática G3 - alcances superiores aqueles conseguidos pelo combatente, diminuindo assim o perigo para as nossas tropas.

O  Dilagrama  permite bater ângulos mortos, sendo possível o seu emprego contra tropas abrigadas.

 

2. Organização

O dilagrama é constituído por três partes:

a. Adaptador da granada

É constituído por:

(1) Apoio tronco cónico para a granada (A)

Adapta-se perfeitamente à parte inferior da granada. Apresenta três cortes rectangulares e três fendas no bordo superior onde passam os braços fixadores, evitando que estes oscilem.

(2) Três braços fixadores (E)

São constituídos por molas de aço curvilíneas, em que a curvatura superior desempenha a função de garra para adaptação à parte superior da saliência existente no meio da granada. Assim se garante uma perfeita fixação desta ao Dilagrama. Um dos braços é mais comprido e tem cravado um ramo exterior (H) onde desliza o grampo de armar, o qual termina por um retentor (I). O grampo de armar é impedido de se mover pelo papel Kraft (J).

(3) Grampo de armar (F)

É um arco em aço e pode percorrer todo o ramo exterior do braço fixador mais comprido.

(4) Parafusos de fixação

Estes parafusos prendem os braços fixadores e o apoio tronco cónico ao tubo cilíndrico.

A fixação do apoio tronco cónico é feita por intermédio de três abas metálicas resultantes do corte rectangular feito, no mesmo apoio.

b. Tubo cilíndrico (B)

É um tubo liso, fechado na parte anterior e ao qual se fixam o adaptador e a empenagem.

c. Empenagem (C)

É metálica e constituída por três partes iguais ligadas nos seus extremos, formando um anel interior que envolve o extremo posterior do tubo cilíndrico (fixo por soldagem), um anel exterior e três aletas (2) ou empenagens propriamente ditas. Vem com a respectiva munição (1).

 

 

3. Características

Segurança

É garantida por dois sistemas:

Cavilha de segurança da granada

Grampo de armar

Velocidade inicial

A velocidade inicial é de aproximadamente 50m/s

Cartucho propulsor

O cartucho propulsor sem bala, tem uma carga de 2,2 gramas de uma mistura pólvora esférica e pólvora tipo 1.

Não se pode empregar qualquer outro tipo de cartucho.

 

4. Funcionamento

Colocada a granada no Dilagrama e colocado este na arma quando se prime o gatilho, o binómio  Dilagrama  - granada é projectado pela acção dos gases que actuam no topo anterior do tubo. Em virtude da inércia, o grampo de armar recua, parte o retentor e solta a alavanca de segurança da granada, momento em que começa a funcionar a espoleta. O  Dilagrama  que se mantém solidário com a granada ao longo da trajectória, fragmenta-se, normalmente, quando da explosão daquela.

Às distâncias maiores, a explosão dá-se alguns metros acima do solo, em virtude da duração do trajecto ser superior ao tempo gasto pela combustão do misto retardador.


(Back)